top of page
Posts Em Destaque
Posts Recentes

O que é e quem precisa de PMOC?


O Ar-Condicionado é um forte aliado para amenizar a “agonia” do calor sofrido pelas pessoas, em dias quentes. Algumas ainda optam por ventiladores, mas sem dúvida alguma a primeira alternativa é a melhor, pois promove melhor fluxo, distribuição e qualidade do ar em relação aos ambientes.

Há vários Tipos De Ar-Condicionado - podendo satisfazer a todos os gostos, desde quem deseja um quarto mais arejado e frio, até aos que querem refrigerar grandes estabelecimentos – sejam comerciais ou empresariais.

Por falar em grandes construções corporativas, boa parte dos empresários não sabem que há exigências previstas em leis federais – que devem ser cumpridas quanto a áreas climatizadas artificialmente, como por exemplo, o PMOC.

Afinal, O Que É PMOC E Quem Precisa?

A Garantia Da Qualidade Do Ar Interno

O PMOC é uma sigla que significa Plano De Manutenção Operação e Controle. Trata-se de uma medida adotada para fiscalização de grandes construções corporativas – quanto à garantia da qualidade do ar interno, ou seja, O PMCO existe para adequar e monitorar o uso do Ar-Condicionado em locais coletivos a fim de preservar a saúde das pessoas. O plano consta na Portaria 3.523/GM desde agosto de 1998.

Quem Precisa Do PMOC?

O Plano de Manutenção Operação e Controle vale para locatários e proprietários responsáveis por climatizar estabelecimentos públicos ou privados através de condicionadores de ar com capacidade acima de 60.000 BTUs. Não importa qual modelo seja o equipamento – Central, Janela, Split, etc.

Em um processo de PMOC é identificado qual tarefa é executada no local e quantos ocupantes fazem parte de cada ambiente refrigerado. É feito um apanhado geral da empresa e não somente por departamentos. Uma vez que foi analisado todo estabelecimento e constatado que ele alcançou a potência térmica mínima de 60.000 BTUs, torna-se necessário a solicitação do plano.

  • Quem irá recolher as informações sobre a empresa, índice de sujeira, falhas e outros fatores inerentes ao Ar-Condicionado é um engenheiro civil ou mecânico.

  • O técnico em eletrônica e refrigeração é quem fará toda a verificação no aparelho como, estado de limpeza dos filtros, funcionamento, painéis, cabos e conexões, dentre outros. Se houver necessidade de troca de peças será feito e em casos específicos o equipamento poderá ser recolhido para Manutenção geral e posterior devolução.

Vale lembrar que esses profissionais devem estar registrados no CREA e somente esses podem assinar e emitir o PMOC.

De acordo com as normas relacionadas no PMOC, os planos de Manutenção De Ar-Condicionado, devem ser feitos por um técnico especializado, já que esse possui capacidade e conhecimentos específicos para indicar a periodicidade de limpeza e inspeção do aparelho.

Caso As Normas Do PMOC Não Sejam Cumpridas, O Que Pode Acontecer?

Se o local for atuado pelo Ministério da Saúde e constatar o não cumprimento do plano De Manutenção Operação E ControleP será aplicada uma multa que varia entre 2.000 a 200.000 mil reais, vai depender do porte da empresa e em que situação a mesma se encontre.

Há inúmeros processos judiciais registrados no Ministério do Trabalho por colaboradores que afirmam terem contraído alguma doença respiratória no ambiente de laboral. E entre as causas mais prováveis disso ter acontecido está ligado o Ar-Condicionado, já que esse pode proliferar fungos e bactérias, caso não haja cuidados específicos e preventivos.

É aconselhável às empresas que adotem um sistema de Manutenção Preventiva De Ar-Condicionado contratando estabelecimentos confiáveis com consultores e profissionais qualificados para implantação ou melhoria do PMOC e execução de intervenções quando necessárias. Essa atitude irá:

  • Proporcionar redução de custos supérfluos.

  • Garantir que o equipamento esteja de acordo com os padrões exigidos pela ANVISA.

  • Promover maior produtividade dos funcionários.

Portanto, o PMOC é de extrema importância para grandes empresas. Não é bom esperar que chegue o verão, época de maior uso e fiscalização de ar-condicionado, para começar a agir e trabalhar no Plano De Manutenção Operação e Controle.

É preciso contratar já – um serviço de excelência, que dê todo suporte necessário relativo à qualidade do ar e vida – de todas as pessoas que se utilizam desse ambiente refrigerado.

Tem mais alguma dúvida relacionada a ar-condicionado? Busque mais artigos por aqui, está repleto de informações interessantes e importantes!

Lembre-se de curtir a página e compartilhar.

Até mais!

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
bottom of page